Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42464
Comparte esta pagina
Título : | Abstração ludoficcional : a simplificação nos mundos ficcionais do videogame |
Autor : | SILVEIRA, Rowan Henrique Sarmento |
Palabras clave : | Planejamento e Contextualização de Artefatos; Abstração; Mundos ficcionais; Game design; Representação Gráfica |
Fecha de publicación : | 22-oct-2021 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVEIRA, Rowan Henrique Sarmento. Abstração ludoficcional: a simplificação nos mundos ficcionais do videogame. 2021. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Resumen : | Este trabalho tem como objetivo investigar a ação da abstração sobre mundos ficcionais no videogame (ou mundos ludoficcionais), levando em conta seus principais elementos estruturantes, a saber, personagens, ambientações e menus e HUDs. Fenômeno de simplificação em representações, a abstração é inerente aos jogos digitais, atuando sobre sua aparência e comportamento para compor uma simulação interativa. Parte-se da hipótese, confirmada ao longo da pesquisa, de que a abstração não só permite racionalizar os recursos produtivos de um jogo, mas também exercer um apelo estilístico passadista e experimental, revelando imperativa sua apropriação para o desenvolvimento de produções contemporâneas. A investigação se dá mediante uma pesquisa bibliográfica e casos representativos pontuais, com base na tríade teórica do design, das artes visuais e da comunicação. Para tanto, divide-se em três etapas: (1) a exploração inicial de conceitos, visando a formar as bases para a discussão; (2) a discussão teórica, visando a apresentar artifícios configurativos da abstração; e (3) um estudo de caso extensivo, capaz de ilustrar em um único jogo a atuação da abstração e seus artifícios de otimização. Como resultado, a investigação foi exitosa em evidenciar especificidades de mundos ludoficcionais simplificados, expondo artifícios configurativos capazes de contorná-las ou intensificá-las — como o efeito binóculos e os descritores narrativos —, bem como revelando o apelo ainda atual do jogo abstraído. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42464 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Rowan Henrique Sarmento Silveira.pdf | 3,96 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons